Conheça o Sindicato!

Breve História

O que divide a história sindical, no setor publico, é a constituição federal de 05 de outubro de 1988. Até esta data os funcionários públicos eram considerados como uma das varias categorias de trabalhadores desorganizadas que existia em todo o Brasil, sem direito a sindicalização. 

No período que antecede a constituição de 1988, aqui em Ijuí, como em todos os municípios brasileiros, os funcionários municipais se organizavam em associações que representavam especificamente funcionários celetistas (diaristas), nomeados (de quadro)  e professores, porém não existia nestas entidades a força jurídica necessária para contrapor a vontade e a imposição do administrador. Não quer dizer com isso que os funcionários ficavam de braços cruzados em suas associações, houve muita luta das diretorias defendendo e ampliando direitos dos funcionários municipais, mas o cunho associativo não dava personalidade jurídica para ir além das reivindicações de bem estar e lazer dos funcionários.

Diante da promulgação da Constituição Brasileira em 05 de outubro de 1988, o seu texto garantiu a o direito a sindicalização dos servidores públicos civis do Brasil, já denominando a categoria profissional como “Servidor Público”. A partir dai houve uma avalanche de fundações de sindicatos de Servidores Públicos Municipais em todo o país, pela necessidade da personalidade jurídica com a finalidade de representar e defender os direitos profissionais, coletivos e individuais de seus associados e integrantes da categoria profissional.

Foram presidentes da entidade os senhores   Eloy Gomes da Silva,  Pedro Melllo da Costa,  José Cláudio Pereira, Luiz Carlos Vasconcellos, Milton Cezar Hermel, Pedro Gomes da Silva, Mario Sergio dos Santos e Arnaldo Meneghini Bueno. 

Atualmente o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí é presidido por José Luciano Agostini e está localizado em sua sede própria na Rua Barão do Rio Branco nº 350 Centro em Ijuí/RS.